19 dezembro 2007

Por que as pessoas fotografam?


Durante meu Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, sobre fotografia amadora, uma parte da pesquisa foi sobre a necessidade de fotografar. Resolvi expôr aqui algumas considerações interessantes que encontrei. Claro que os motivos que levam a fotografia pubçicitária são outros, estas são considerações sobre a fotografia sem retorno financeiro.

Um dos motivos parece ser a insuficiência da vivência. Se torna necessária a captura dela para que não seja esquecida. Barthes disse: “a fotografia me dava um sentido tão seguro quanto a lembrança” (1980, p.104). Contra este escurecimento, guardam-se fragmentos de vida para que, um dia, possa-se olhar todos aqueles pedaços de papel e tornar capaz a remontagem de histórias da maneira que convém.

“Esquematicamente, a intenção do fotógrafo é esta: 1. codificar, em forma de imagens, os conceitos que tem na memória; 2. servir-se do aparelho para tanto; 3. fazer com que tais imagens sirvam de modelos para outros homens; 4. fixar tais imagens para sempre. Resumindo: a intenção é a de eternizar seus conceitos em forma de imagens acessíveis a outros, a fim de se eternizar nos outros”.
Flusser , 1983, p.41

4 comentários:

Fabio Risnic disse...

Sábio pensamento seu, parabéns por me lembrar deste porquê!

Sou fotógrafo, e a obviedade me fez este esquecimento.

Unknown disse...

Olá Manu, tudo bem?
Sou consultor, estudante de comportamento de consumo e estou desenvolvendo o levantamento de informarçoes para um trabalho e gostaria de conhecer melhor seu trabalho de conclusão de curso. Busco conhecer as motivações para as pessoas fotografarem. Se puder me ajudar, me dê um toc no josuesanches@hotmail.com

abracs

Anônimo disse...

Olá Manu sou fotógrafo e gostaria de ler seu trabalho de conclusão de curso.
Achei legal as colocações na matéria e o blog tb é show!!

Caso exista essa possibilidade estou deixando meu contato.

e-mail.: felipepipe13@hotmail.com

Facebook:
https://www.facebook.com/felipefotografo

Meu Flickr
http://www.flickr.com/photos/felipepipe/

Unknown disse...

Olá, Manu sensacional o seu post.
Assim como varias pessoas gostaria de ler seu trabalho. Aguardo ansiosamente.

tiago.smachado@hotmail.com