02 maio 2007

Foto publicitária: fotógrafo da área fala sobre a relação entre imagem e realidade



Essa definição de fotografia está situada no início da linha do tempo esboçada por Dubois, como se esse primeiro olhar ingênuo houvesse sido superado. Porém, em entrevistas ao jornalista Evaldo Mocarzel e ao cineasta Simonetta Perchetti (compiladas no livro “Imagens da Fotografia Brasileira”), fotógrafos brasileiros contemporâneos expõem opiniões diversas.

João Urban, que começou a fotografar profissionalmente na área de publicidade em 1969 e na área documental em 1977, fala sobre sua mudança de concepção da relação do real com a foto:

"Antigamente acreditava que buscava a foto-verdade, uma imagem que fosse a reprodução da realidade. Hoje vejo que não é bem assim. Meu trabalho sobre os bóias-frias (foto) é a minha idealização do bóia-fria. Percebo que o conteúdo de realidade fica constrangido pela minha visão particular desse personagem. É assim com cada fotógrafo. Meu bóia-fria é diferente do que está no trabalho da Nair Benedicto, é diferente daquele do Sebastião Salgado. Mas todos são bóias-frias. Então, a fotografia documental não existe sozinha, nem é isenta de comentário pessoal de cada fotógrafo. É uma gota de realidade".



english version

Publicity photo: photographer talks about the relation between image and reality

This photography definition is on the beginning of the time line sketched by Dubois (like this first ingenuous look had been overcomed). However, in enterview to the journalist Evaldo Mocarzel and to the moviemaker Simonetta Perchetti (collected in the book Images of Brazilian Photography), brazilian photographers show different opinions.

João Urban, that began to take pictures professionally in publicity area in 1969 and in the documental area in 1977, talks about the relation between photography and reality conception:

“In the old days I used to believe I was seeking the photo truth, an image that was the reality reproduction. Today I see is not quite like that. My work about the brazilian country worker (picture) is my idealization of the cowntry worker. I notice that the reality contenct is restricted by my own vision of this character. It’s like this with each photographer. My country worker is different than the one in Nair Benedicto work, it’s different than the one of Sebastião Salgado. But they all are country workers. So, the documental photography doesn’t exist by itself, neither is free of each photographer commentary. It’s a drop of reality”.

Um comentário:

Raquel Machado disse...

Olá Manu! Vc teria a fonte dessa declaração do João Urban?? Estou escrevendo minha monografia na área de fotografia e memória, e gostaria de incluir esse trecho no trabalho. Aproveito para lhe parabenizar pelo blog.... conteúdo bacana, inteligente! Muito legal! Parabéns!
Ah... se vc puder, passa no meu blog e deixa sua opinião sobre as questões levantadas nas postagens.... estou usando as opiniões como material de pesquisa para a minha monografia.... http://fotografiaesociedade.blogspot.com

Grande abraço!
Raquel Machado