09 maio 2007

História da Fotografia: sal de prata e câmera escura



A história da fotografia tem início em 1727, com a descoberta do elemento fotoquímico sal de prata – ainda utilizado na realização da fotografia. A primeira tentativa de registro fotográfico foi de Thomaz Wedgood, ao sensibilizar o papel exposto com sal de prata pouco antes de 1800.

O físico francês Joseph Nicéphore Niépce foi pioneiro ao obter uma verdadeira foto. A experiência foi o primeiro passo prático para a fotografia em toda a Europa, possibilitando combinar a chapa fotossensível (filme) e a câmera escura (máquina fotográfica).

Por essa câmera a visão dá-se por meio de um único olho, correspondente a um único ponto de fuga. Diferente da nossa percepção tridimensional de dois olhos que vêem partes diferentes dos objetos, permitindo-nos enxergar volume e profundidade.

Em princípio, a fotografia é o resultado da união de dois fenômenos: um de ordem física, a câmara escura, e outro de ordem química, a característica fotossensível dos sais de prata, mas a utilização da mesma variou desde a sua descoberta.